Como Ativar as Fontes Desconhecidas no Android

Quem possui um dispositivo com o sistema Android já percebeu que a loja oficial da plataforma, certificada pelo Google, é a Play Store, nela é possível baixar inúmeros aplicativos, gratuitos ou não, dos mais diversos segmentos.

Entretanto, há um grande número de lojas que também disponibilizam aplicativos para o sistema Android, mas que são desenvolvidas por outras empresas, e que fornecem conteúdos que nem sempre estão disponíveis na loja oficial.

Entretanto, há um grande número de lojas que também disponibilizam aplicativos para o sistema Android

E para que seja possível ter acesso à estas outras lojas, você deve fazer uma alteração na configuração de seu dispositivo para que seja permitido a entrada dos demais aplicativos, esta configuração chama-se fontes desconhecidas, e ao ativá-la, é possível permitir o download de outras fontes fora da Play Store.

No entanto, é necessário ter cautela na hora de baixar conteúdo de fontes desconhecidas, o ideal é sempre buscar por sites, lojas ou repositórios de confiança, para garantir a integridade de seu dispositivo e a proteção de seus dados, afinal, você estará abrindo uma porta fora do ambiente controlado oferecido pelo Google.

No entanto, é necessário ter cautela na hora de baixar conteúdo de fontes desconhecidas

Passo-a-passo para ativar fontes desconhecidas

Se o seu sistema Android é a versão 7.0 Nougat ou anterior a esta, não há segredos para ativar as fontes desconhecidas, basta seguir os seguintes passos:

- Primeiramente você deve abrir o aplicativo de “configurações” de seu smartphone ou tablet;

- Depois, busque pela opção “segurança”, ou em alguns casos “tela de bloqueio e segurança”;

- Depois, busque pela opção “segurança”, ou em alguns casos “tela de bloqueio e segurança”;

- Agora encontre a opção “fontes desconhecidas” e altere a chave de opção para ativá-la, e ao aparecer uma mensagem de confirmação, basta clicar em “OK”;

- Agora encontre a opção “fontes desconhecidas” e altere a chave de opção para ativá-la, e ao aparecer uma mensagem de confirmação, basta clicar em “OK”;

- Concluído este passo-a-passo, o seu dispositivo já estará com a permissão para realizar downloads de fontes desconhecidas, e caso você já tenha um download em andamento, basta clicar sobre o mesmo, e continuar a instalação do aplicativo.

Fontes desconhecidas no Android Oreo ou versão superior

Agora, se você possui o sistema Android Oreo 8.0 ou uma versão superior, permitir o acesso à aplicativos de fontes desconhecidas se tornou um pouco mais difícil, e segundo o Google, estas alterações foram feitas para tornar o Android mais seguro.

Fontes desconhecidas no Android Oreo ou versão superior

Nestas versões mais atualizadas, você não consegue liberar o acesso de modo geral como em versões anteriores, a partir da versão 8.0, você deverá fazer a liberação para cada aplicativo que quiser baixar fora da Play Store.

Para realizar esta permissão, basta seguir os seguintes passos:- Primeiro acesse o menu de “configurações” ou “ajustes”, e entre na opção “aplicativos e notificações”;

- Primeiro acesse o menu de “configurações” ou “ajustes”, e entre na opção “aplicativos e notificações”;

- Depois, selecione a opção “acesso especial” e em seguida clique em “instalar aplicativos desconhecidos”;

- Depois, selecione a opção “acesso especial” e em seguida clique em “instalar aplicativos desconhecidos”;

- Agora abrirá uma lista de aplicativos de fora da Play Store que você já realizou o download, basta clicar no app que você deseja de fato fazer a instalação, e alterar a chave da opção “permitir desta fonte”, e pronto, só prosseguir com a instalação normalmente.

- Agora abrirá uma lista de aplicativos de fora da Play Store que você já realizou o download

Há também uma outra maneira de fazer tal liberação, no momento que você estiver fazendo o download de uma fonte desconhecida, abrirá uma mensagem pedindo a permissão, a qual lhe redirecionará direto para as configurações de seu dispositivo, basta então permitir e continuar a instalação.

Agora você pode usufruir de novas possibilidades em seu dispositivo com sistema Android, mas vale reforçar, que ao permitir o download de fontes desconhecidas, a segurança de seu dispositivo é por sua conta e risco.

Lojas alternativas de aplicativos para Android

Como falamos anteriormente, ao ativar as fontes desconhecidas de seu Android, o ideal é sempre buscar por lojas confiáveis, para evitar a pirataria, bem como garantir a intangibilidade de seu dispositivo, pensando nisto, pesquisamos e resolvemos listar algumas lojas alternativas que possuem uma boa reputação.

Lojas alternativas de aplicativos para Android

Confira agora todas essas lojas, todas selecionadas especialmente pelo Portal Sobre Jogos para você:

1 - Amazon AppStore;

2 - APKMirror;

3 - APKPure;

4 - F-Droid;

5 - Uptodown.

Não deixe de contar nos comentários o que achou das nossas dicas, e se possuir mais alguma informação importante sobre as fontes desconhecidas no Android, não hesite em nos contar!

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem