Como Ativar as Fontes Desconhecidas no Android

Você sabe ativar as fontes desconhecidas do seu Android? Quem possui um dispositivo com o sistema Android já percebeu que a loja oficial da plataforma certificada pelo Google, é a Play Store, nela é possível baixar inúmeros aplicativos, gratuitos ou não, dos mais diversos segmentos.

Entretanto, há um grande número de lojas que também disponibilizam aplicativos para o sistema Android, mas que são desenvolvidas por outras empresas, e que fornecem conteúdos que nem sempre estão disponíveis na loja oficial.

E para que seja possível ter acesso à estas outras lojas, você deve fazer uma alteração na configuração de seu dispositivo para que seja permitido a entrada dos demais aplicativos, esta configuração chama-se fontes desconhecidas, e ao ativá-la, é possível permitir o download de outras fontes fora da Play Store.

No entanto, é necessário ter cautela na hora de baixar conteúdo de fontes desconhecidas, o ideal é sempre buscar por sites, lojas ou repositórios de confiança, para garantir a integridade de seu dispositivo e a proteção de seus dados, afinal, você estará abrindo uma porta fora do ambiente controlado oferecido pelo Google.

Fontes Desconhecidas - Segurança

Passo-a-passo para ativar fontes desconhecidas

Se o seu sistema Android é a versão 7.0 Nougat ou anterior a esta, não há segredos para ativar as fontes desconhecidas, basta seguir os seguintes passos:

1- Primeiramente você deve abrir o aplicativo de “configurações” de seu smartphone ou tablet;

2 – Depois, busque pela opção “segurança”, ou em alguns casos “tela de bloqueio e segurança”;

Fontes Desconhecidas - Passo 1 e 2

3 – Agora encontre a opção “fontes desconhecidas” e altere a chave de opção para ativá-la, e ao aparecer uma mensagem de confirmação, basta clicar em “OK”;

Fontes Desconhecidas - Passo 3 e 4

4 – Concluído este passo-a-passo, o seu dispositivo já estará com a permissão para realizar downloads de fontes desconhecidas, e caso você já tenha um download em andamento, basta clicar sobre o mesmo, e continuar a instalação do aplicativo.

Fontes desconhecidas no Android Oreo ou versão superior

Fontes Desconhecidas no Android Oreo ou Versão Superior

Nestas versões mais atualizadas, você não consegue liberar o acesso de modo geral como em versões anteriores, a partir da versão 8.0, você deverá fazer a liberação para cada aplicativo que quiser baixar fora da Play Store.

Para realizar esta permissão, basta seguir os seguintes passos:

1 – Primeiro acesse o menu de “configurações” ou “ajustes”, e entre na opção “aplicativos e notificações”;

Fontes Desconhecidas Android Oreo - Passo 1

2 – Depois, selecione a opção “acesso especial” e em seguida clique em “instalar aplicativos desconhecidos”;

Fontes Desconhecidas Android Oreo - Passo 2

3 – Agora abrirá uma lista de aplicativos de fora da Play Store que você já realizou o download, basta clicar no app que você deseja de fato fazer a instalação, e alterar a chave da opção “permitir desta fonte”, e pronto, só prosseguir com a instalação normalmente.

Fontes Desconhecidas Android Oreo - Passo 3

4 – Há também uma outra maneira de fazer tal liberação, no momento que você estiver fazendo o download de uma fonte desconhecida, abrirá uma mensagem pedindo a permissão, a qual lhe redirecionará direto para as configurações de seu dispositivo, basta então permitir e continuar a instalação.

Agora você pode usufruir de novas possibilidades em seu dispositivo com sistema Android, mas vale reforçar, que ao permitir o download de fontes desconhecidas, a segurança de seu dispositivo é por sua conta e risco.

Não deixe de contar nos comentários o que achou das nossas dicas, e se possuir mais alguma informação importante sobre as fontes desconhecidas no Android, não hesite em nos contar!

Perguntas Frequentes

O que são fontes desconhecidas do Android?

As fontes desconhecidas são uma configuração do sistema Android, que permite que seja possível baixar aplicativos de outras lojas diferentes da Play Store.

Quais as vantagens em ativar as fontes desconhecidas do Android?

A principal vantagem, como dito anteriormente, é ter a possibilidade de baixar aplicativos fora da loja oficial do Google, a Play Store, o que por consequência, trará outras vantagens, tais como:

Ter acesso a aplicativos que podem ser pagos em uma loja, mas que estão liberados gratuitamente em outra;

Encontrar preços melhores em determinados aplicativos;
Baixar aplicativos que não estão disponíveis na Play Store;

Caso você seja um desenvolvedor de aplicativos, pode ativar as fontes desconhecidas para poder testar seu app em seu dispositivo;

Ter acesso a aplicativos novos, que ainda não foram lançados na Play Store.

Quais lojas alternativas de aplicativos para Android são confiáveis?

Quais lojas alternativas de aplicativos para Android são confiáveis?

Como falamos anteriormente, ao ativar as fontes desconhecidas de seu Android, o ideal é sempre buscar por lojas confiáveis, para evitar a pirataria, bem como garantir a intangibilidade de seu dispositivo, pensando nisto, pesquisamos e resolvemos listar algumas lojas alternativas que possuem uma boa reputação.

Confira agora todas essas lojas, todas selecionadas especialmente pelo Portal Sobre Jogos para você:

Amazon AppStore;

APKMirror;

APKPure;

F-Droid;

Uptodown.

Gustavo Schröder

É um jovem de apenas 20 anos, apaixonado por jogos, especialista em SEO e Marketing. É co-fundador do Portal Sobre Jogos, aonde trás diversos assuntos, análises, orientações, notícias, guias e tutoriais sobre o universo dos games. Tudo isso com o intuito de auxiliar seus leitores durante suas partidas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *