O Sistema Android traz alguns truques escondidos em seus dispositivos, que permitem personalizar seu Smartphone, e um deles é o chamado “modo desenvolvedor”, um modo que traz novas possibilidades para seu celular.

Por que ativar o modo desenvolvedor em meu celular?

O modo desenvolvedor é uma ótima opção para estudantes de programação, pois ao ativa-lo, é possível testar aplicativos e jogos de autoria própria, e verificar sua funcionalidade.

Por que ativar o modo desenvolvedor em meu celular?
Entretanto, um usuário comum também pode aproveitar melhor seu smartphone a partir do modo desenvolvedor, com este modo ativo é possível economizar bateria, trazer mais agilidade ao sistema, ativar a depuração USB, melhorar a resolução gráfica de jogos, baixar aplicativos fora da Play Store, retirar relatórios de bugs, e muito mais.

Outra vantagem interessante deste modo, é possibilitar a simulação de cores do celular, ou seja, o esquema de cores de todo o celular pode ser alterada, se tornando uma ótima opção para quem possui alguma deficiência visual, como daltonismo ou fotofobia, por exemplo.

Ao ativar este modo será possível escolher o esquema de cores de acordo com a necessidade do usuário.
Ao ativar este modo será possível escolher o esquema de cores de acordo com a necessidade do usuário.
Mas vale ressaltar, que há um motivo para este modo estar escondido dentro das configurações, uma alteração pode desconfigurar todo o aparelho, por tanto se o seu uso limita-se a redes sociais, aplicativos de comunicação e alguns games básicos, não há a necessidade de ativar o modo desenvolvedor.

Passo-a-passo para habilitar o modo desenvolvedor

E para quem possui interesse em ativar o modo desenvolvedor no sistema Android, trouxemos hoje um passo-a-passo, confira:

– Primeiramente acesse o aplicativo de “configurações” de seu celular;

– Depois, encontre e clique na opção “sobre o dispositivo” ou “sobre o telefone”;

- Depois, encontre e clique na opção “sobre o dispositivo” ou “sobre o telefone”;
– Agora encontre a opção descrita como “número da compilação” ou “número da versão”, vale lembrar que em algumas marcas esta opção está localizada dentro de “informações de software”;
- Agora encontre a opção descrita como “número da compilação” ou “número da versão”, vale lembrar que em algumas marcas esta opção está localizada dentro de “informações de software”;
– Clique seguidamente em cima da opção “número da compilação” até aparecer na tela a mensagem “você agora é um desenvolvedor”. Na maioria das vezes o número de cliques que você deve dar é exatamente 7;

Pronto! Agora o modo desenvolvedor já está ativo em seu Android, e para acessá-lo basta retornar ao menu inicial das “configurações”, e localizar a opção descrita como “opções do desenvolvedor”, “programador” ou ainda “desenvolvimento”.

- Pronto! Agora o modo desenvolvedor já está ativo em seu Android

Ocultar as opções do modo desenvolvedor

Caso você não queira mais utilizar o modo desenvolvedor em seu celular, ou irá passar o seu smartphone para outro usuário e deseja retomar as configurações iniciais, saiba que é possível ocultar este modo novamente.

Para isto você deverá seguir os seguintes passos:

– Abra o aplicativo “configurações”, e em seguida clique na opção “aplicativos”;

- Abra o aplicativo “configurações”, e em seguida clique na opção “aplicativos”;
– Dentro de “aplicativos” encontre a opção “configurar”, e dentro desta, a opção “armazenamento”;
- Dentro de “aplicativos” encontre a opção “configurar”, e dentro desta, a opção “armazenamento”;
– Então clique na opção “limpar dados”, e ao aparecer a mensagem de confirmação, clique em “OK”;
- Então clique na opção “limpar dados”, e ao aparecer a mensagem de confirmação, clique em “OK”;
– Após feito isto, o menu “configurações” irá fechar, e ao abri-lo novamente, as “opções do desenvolvedor” não aparecerão mais;

– Caso queira ativa-lo novamente, só seguir o primeiro passo-a-passo descrito.

Agora é só usufruir das possibilidades do modo desenvolvedor em seu smartphone, mas lembre-se de ter cautela para não perder configurações importantes.

Agora é só usufruir das possibilidades do modo desenvolvedor em seu smartphone, mas lembre-se de ter cautela para não perder configurações importantes.
Não deixe de contar nos comentários o que achou de nosso tutorial, e se possuir mais alguma dica sobre o modo desenvolvedor, não hesite em nos falar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *